OS ESPORTES mencionados acima são alguns que provavelmente lhe vêm à mente. Todavia, fora dos Estados Unidos — e de alguns poucos lugares — comparativamente pouco se ouve falar destes esportes. O caso do futebol é diferente.
A revista alemã, Der Spiegel, disse a respeito do campeonato mundial de 1974: “Espera-se que pelo menos um bilhão de pessoas — de Santiago a Sofia, de Hélsinqui a Hobart — fiquem em frente às telas de seus televisores para a partida final.”
Um bilhão de pessoas! Isso é um quarto da população mundial — quase dez vezes a população do Brasil! Conforme observou Der Spiegel: “Isso é mais do que o número de pessoas que já curvaram a cabeça em direção a Meca, na hora de oração. E todas as igrejas cristãs, juntas, jamais conseguiram ajuntar tantos crentes em seus altares em uma só ocasião, nem mesmo no Natal.”
Sim, o futebol é, sem comparação, o esporte favorito do mundo. Mais de 200.000 ou mais pessoas já compareceram a um único jogo. “Dificilmente existe um assunto, neste país, em que as pessoas demonstrem tanta convicção”, comenta o Frankfurter Allgemeine Zeitung, da Alemanha. E, atualmente, o futebol está novamente crescendo de forma rápida, tendo-se realizado há pouco o campeonato mundial de futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário