segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Taça Mundial de 1978

A atenção de centenas de milhões de torcedores de futebol esteve concentrada na Argentina. Ali, no mês de junho passado, realizaram-se 38 jogos para decidir quem ganharia a Copa do Mundo, símbolo da supremacia internacional no futebol. A cada quatro anos, realizam-se jogos da Copa do Mundo, um país diferente sediando-os a cada vez.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA), o grupo administrativo do futebol, é a patrocinadora da Copa do Mundo. Mais de 140 países filiam-se à FIFA. Os jogos da Copa do Mundo foram realizados pela primeira vez em 1930, e, desde então, tornaram-se o evento esportivo mais popular do mundo, com a possível exceção dos Jogos Olímpicos.

É assim que as 16 seleções chegam às finais da Copa do Mundo: Os países que pertencem à FIFA escolhem uma equipe de craques, formada dos melhores jogadores de sua nação. Tais homens treinam juntos como equipe, e disputam partidas regionais eliminatórias. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram realizadas 248 partidas eliminatórias entre 95 países, estreitando o total para as 16 seleções que foram à Argentina.

O país anfitrião, a Argentina, gastou mais de Cr$ 8.000.000.000,00 para financiar a Copa do Mundo. Dum ponto de vista comercial, foi um capital bem gasto, a julgar pelo grande interesse mundial. Dezenas de milhares de torcedores de fora da Argentina foram assistir às partidas.

Nenhum comentário: