Atualmente, as pessoas gastam mais tempo vendo eventos esportivos do que participando neles, e o resultado tem sido o aparecimento de problemas significativos. Por um lado, assistir aos jogos não raro envolve ficar exposto a comportamentos obscenos e até mesmo violentos da parte de outros espectadores. São comuns as brigas numa atmosfera emocionalmente carregada de alguns eventos esportivos e centenas de pessoas ficaram feridas e algumas foram mortas ao comparecerem a eles.
Mas, atualmente, a maioria dos espectadores não se acham fisicamente presentes aos eventos; eles os vêem na televisão. Nos Estados Unidos, um canal que transmite esportes 24 horas por dia dedica mais tempo aos noticiários esportivos diários do que qualquer das grandes redes dedica aos telejornais diários! Mas, será que ver eventos esportivos na privacidade do seu próprio lar é isento de problemas?
Longe disso! “Por anos a fio, meu marido conhece cada esportista profissional”, explica uma senhora, “e ele não é, de forma alguma, um caso isolado. Poucos são os amigos dele que não assistem a eventos esportivos com regularidade. O pior crime envolvido nesta atividade”, afirma esta senhora, “é a influência que ela exerce sobre as crianças”. Ela acrescenta: “Fico ressentida de que meu marido utilize seu tempo pessoal para ver eventos esportivos sem mostrar consideração para comigo ou para com os nossos filhos.”
Os fãs dos esportes não raro ficam desequilibrados em outros sentidos também. Eles comumente idolatram os jogadores, o que alguns dos próprios jogadores consideram um problema. “Quando entrei em minha cidade natal, as pessoas ficaram de pé ali e me olharam como se estivessem esperando bênçãos do Papa”, comentou Boris Becker, astro alemão do tênis. “Quando olhei bem nos olhos de meus fãs . . . pensei que estava contemplando monstros. Os olhos deles estavam parados, e não havia vida neles.”
Não há dúvida sobre isso, os esportes podem ser uma força magnética que gera excitação e fortes lealdades. As pessoas ficam fascinadas não só pelo trabalho em conjunto dos jogadores, e pelas proezas de craques, mas também pela incerteza do resultado da partida. Desejam saber quem vencerá. Ademais, os esportes oferecem a mudança de ritmo para milhões de pessoas que levam uma vida totalmente enfadonha.
Todavia, podem os esportes trazer felicidade às pessoas? Existem reais benefícios que eles possam prover? E como pode você evitar os problemas relacionados com eles?
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário