“HOJE EM DIA, CADA VEZ MAIS PESSOAS DEIXAM DE SER MEROS ESPECTADORES PARA PARTICIPAR DE ESPORTES COMO PÁRA-QUEDISMO, RAPEL, CANOAGEM E MERGULHO COM TUBARÕES.” — JORNAL THE WILLOW GLEN RESIDENT.
ESSE comentário descreve uma tendência cada vez mais comum nos esportes. O aumento significativo na popularidade de atividades como pára-quedismo acrobático, escalar montanhas de gelo, paragliding e BASE jumping reflete um mundo fascinado com o perigo. Os aficionados dos snowboards, mountain bikes, skateboards e skates in-line também estão sempre procurando quebrar o seu próprio recorde por tentar conquistar as montanhas mais altas, descer os penhascos mais íngremes e dar os saltos de maior distância. Segundo a revista Time, a crescente popularidade dos “esportes radicais” — esportes em que os participantes assumem grandes riscos — destaca a ânsia de milhões de chegar ao “limite, onde o perigo, a habilidade e o medo se combinam para proporcionar aos guerreiros de fim de semana e aos atletas profissionais a emoção de alcançar o desempenho máximo”.
Mas o aumento da popularidade vem acompanhado de aumentos do custo. Cada vez mais pessoas ficam feridas quando esportes relativamente seguros são levados a extremos. Nos Estados Unidos, durante o ano de 1997, o aumento no número dos que foram parar em um pronto-socorro devido a ferimentos causados por skateboarding, snowboarding e escalar montanhas foi de mais de 33%, 31% e 20%, respectivamente. No caso de outros esportes, os resultados são ainda mais dramáticos, como se evidencia no crescente número de mortes relacionadas com esportes radicais. Os defensores desses esportes estão cientes dos perigos. Certa mulher que participa de esqui radical diz: “A idéia da morte sempre me persegue.” Um snowboarder profissional resume o assunto por dizer que, “se você não se machuca, é porque não está se esforçando o suficiente”.
Em vista do que consideramos, como o cristão deve encarar a participação em tais atividades? Como a Bíblia pode nos ajudar a decidir se devemos participar de esportes radicais? Considerarmos qual é o conceito de Deus sobre a santidade da vida nos ajudará a responder a essas perguntas.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário