segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por Que São Tão Populares

A grande popularidade dos esportes ficou subentendida nas palavras de um sábio da antiguidade, que disse: “A beleza dos jovens é o seu poder.” (Provérbios 20:29) Os esportes propiciam o emprego revigorante da força e das energias abundantes nos anos jovens da pessoa. Eles podem prover saudáveis desafios tanto para o corpo como para a mente. A participação nos esportes pode também ser animadora e divertida, sendo uma mudança da rotina dos deveres escolares e das tarefas depois das aulas.
Além disso, alguns argumentam que participar numa equipe esportiva contribui para a boa formação do caráter. Afirma o livro The High School Survival Guide (Guia de Sobrevivência na Escola Secundária), de Barbara Mayer: “O treinamento e o senso de dedicação que serão exigidos de você lhe ensinarão a empenhar-se por um alvo digno. . . . A participação nos esportes pode ajudá-lo a se tornar um líder.”
Nem todos os jovens, contudo, têm motivos tão nobres para praticar esportes. Glória, fama e prestígio são também poderosos incentivos. “Se pertencesse ao time”, relembra Reginaldo, “você era considerado um dos sujeitos mais admiráveis da escola.”
A Bíblia admite que “o exercício físico na verdade tem algum valor”. (1 Timóteo 4:8, A Bíblia na Linguagem de Hoje) E pertencer ao time da escola talvez pareça ser um meio de obter tal benefício. Todavia, muitos jovens verificam que as desvantagens de pertencer ao time da escola ultrapassam os benefícios.

Nenhum comentário: