segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conceito equilibrado

Para nós e para os outros, os esportes e jogos com fins recreativos devem ser revigorantes — não deprimentes. Podemos fazer isso mantendo as coisas na devida perspectiva, lembrando-nos de que nosso valor para Deus e para nosso semelhante nada tem a ver com nossas habilidades nos esportes ou em jogos.
Seria tolice permitir que se desenvolvam no nosso íntimo sentimentos de superioridade por causa de nossa capacidade física ou mental. Evitemos, portanto, a tendência imprópria e mundana de chamar atenção para nós mesmos, para não provocar inveja nos outros, pois o amor não se gaba. (1 Coríntios 13:4; 1 Pedro 2:1) E embora seja razoável esperar fortes emoções, explosões de entusiasmo e parabenizações entre membros do mesmo time, não queremos que essas manifestações fujam ao controle e se tornem exibições espalhafatosas.
Jamais devemos medir o valor dos outros por sua aptidão esportiva e em jogos. Também não devemos nos subestimar se não tivermos jeito para esportes. Significa isso que seria errado contar pontos? Não necessariamente. Mas devemos nos lembrar do quanto qualquer jogo é insignificante — o verdadeiro valor das pessoas não depende do seu desempenho nos esportes. Nos jogos de equipe, alguns trocam os jogadores de cada time regularmente para que não seja sempre o mesmo time a vencer.
Os cristãos também devem ter em mente que, embora os esportes e os jogos sejam mencionados na Bíblia, só são mencionados de vez em quando. Seria errado concluir que a mera menção de esportes na Bíblia constitui aprovação para a prática de todo e qualquer esporte. (Compare 1 Coríntios 9:26 com o Salmo 11:5.) Também, Paulo comentou que “o treinamento corporal é proveitoso para pouca coisa, mas a devoção piedosa é proveitosa para todas as coisas”. — 1 Timóteo 4:8.
Em seu devido lugar, os esportes e os jogos podem ser agradáveis e revigorantes. A Bíblia não condena toda forma de competição, mas a competição que atiça a vaidade, a rivalidade, a ganância, a inveja ou a violência.

Nenhum comentário: