Na Bíblia há também o caso do patriarca Jacó lutar com um anjo. Essa narrativa parece pressupor alguma prática anterior de Jacó, visto que a luta não teve vencedor e durou horas. (Gênesis 32:24-26) Curiosamente, segundo alguns eruditos, a narrativa pode indicar que Jacó tinha conhecimento de regras de luta. Os israelitas provavelmente também praticavam arco e flecha — outro esporte que requer prática e habilidade. (1 Samuel 20:20; Lamentações 3:12) Correr era outro esporte atlético para o qual os homens da antiguidade se exercitavam e treinavam. — 2 Samuel 18:23-27; 1 Crônicas 12:8.
Jogos de raciocínio — como, por exemplo, propor enigmas — era evidentemente popular e muito apreciado. Talvez o mais notável exemplo disso seja o enigma que Sansão propôs aos filisteus. — Juízes 14:12-18.
Nas Escrituras Gregas Cristãs, os esportes e os jogos eram às vezes usados como metáforas da vida cristã. Por exemplo, em 1 Coríntios 9:24, 25, Paulo cita o regime de treinamento vigoroso dos atletas e o aplica à necessidade que o cristão tem de autodomínio e perseverança. Também, é claro que Jeová dotou boa parte de sua criação de um veio brincalhão, pois tanto o homem como os animais encontram tempo para brincar. — Jó 40:20; Zacarias 8:5; note Hebreus 12:1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário