sábado, 28 de agosto de 2010

Esquente seu inverno com o esqui “cross-country”

DO REDATOR DE DESPERTAI! NO CANADÁ

“LANGLÄUFER LEBEN LÄNGER” — “Esquiadores cross-country vivem mais.” Essa expressão popular alemã em si já diz tudo — o valor que muitos dão a esse esporte de inverno. E isso é bem evidente em vários países onde cai muita neve — a paisagem nos campos mais parece um gigantesco entrelaçado de trilhas deixadas por esquis. Em alguns países, há placas mostrando a distância entre cidades e vilarejos, e muitas pistas têm iluminação artificial para a facilidade dos esquiadores na volta do serviço.

O cross-country, que antes da década de 60 contava com poucos interessados, nesses últimos anos vem ganhando popularidade em muitos lugares do mundo. Estima-se que só na América do Norte o número de esquiadores cross-country chegue a quatro milhões! Mas por que será que esse esporte atrai a tantos? É pelo fato de ser um esporte de baixo custo e, à primeira vista, não muito complicado. O esqui alpino, por exemplo, que envolve deslizar encosta abaixo, é bem mais difícil em certos aspectos e os equipamentos e o vestuário são caros. E não é só isso. A pessoa precisa viajar para lugares específicos onde há colinas ou montanhas próprias e equipadas para se esquiar. Além disso, ainda fica sujeita a enfrentar longas filas para pegar o teleférico, sem contar que as passagens não são baratas. Esquiar montanha abaixo exige também um preparo físico que nem todos os iniciantes têm. No caso do cross-country, a bem dizer não há restrições — está ao alcance de todos, adultos e crianças. E tudo o que se precisa são alguns centímetros de neve recém-caída, um pouco de treino, esquis, botas de esqui e bastões de esqui, que não precisam ser dos mais caros.

O cross-country pode ser uma aventura e tanto! Dá para esquiar pelos campos e pelos prados, pelos lagos e pelos rios congelados e ainda penetrar no silêncio das florestas e passar por vales cobertos de neve — quer dizer, o rumo fica ao gosto do esquiador. A ocasião é ideal para se meditar, refletir e pensar sobre a vida e também para abrir o coração para o Criador agradecendo-lhe por todas as maravilhas que nos cercam. Nada como o inverno para dar um toque todo especial à criação de Deus. A neve cai, envolvendo a natureza com um manto resplandecente. Quase não se ouve nenhum ruído. A terra se revigora e se purifica e revive como se voltasse a ser virgem. Ao esquiar floresta adentro, como é reconfortante para o coração e para o espírito olhar para as árvores cobertas de cristais de gelo! O ruído do mundo mecanizado em que vivemos vai se distanciando pouco a pouco e depois só se ouve o som dos esquis deslizando na neve.

Por outro lado, o cross-country em família ou com amigos é um programa muito bom pois une e fortalece os laços. Em muitos países do norte da Europa há famílias que andam de trem uns 20 a 30 quilômetros e depois voltam esquiando para casa.

Nenhum comentário: