A situação é tal que o sistema nervoso central ininterruptamente faz decisões relativas a quantos feixes de fibras precisa impulsionar para que se contraiam na execução das muitas tarefas ao encargo dos aproximadamente 650 músculos do corpo. Os componentes sensoriais nas fibras, denominados receptores da distensão fazem a monitorização das fibras e enviam de volta informações ao sistema nervoso central, e por meio desta realimentação ajudam na tomada de decisões. Talvez odeie fazer decisões, mas, inconscientemente, você faz milhões delas, constantemente!
Quando mais fibras se contraírem, tanto maior e mais rígido será o músculo. Por exemplo, seu bíceps se contrai para erguer a mão e coçar a cabeça. Não são necessários muitos feixes de fibras, de modo que seu bíceps fica bem macio. Mas, ponha nos ombros, com o mesmo movimento, um peso de uns 15 quilos, e seu bíceps avultará e endurecerá, à medida que mais fibras entram em ação.
Alguns músculos dispõem dum controle muito melhor da tensão do que outros. Os dedos, por exemplo, podem fechar-se como se fossem uma garra de aço, ou manusear, delicadamente, ovos de fina casca. Tais músculos contêm muitos feixes de fibras, mas cada feixe só tem apenas poucas fibras — alguns com não mais de 10. Outros músculos grandes, como alguns das pernas, não conseguem executar tais movimentos, de alta precisão. Possuem menos feixes de fibras, mas muito mais fibras em cada feixe — amiúde mais de 100.
Os músculos esqueléticos possuem basicamente dois tipos de fibras: escuras, para ação lenta, firme; claras, para ação imediata. (Chamadas fibras de contração lenta e fibras de contração rápida). Alguns músculos são compostos quase que inteiramente de fibras de ação lenta, mas outros de uma combinação de lentas e rápidas. Pessoas que são incomumente rápidas nos movimentos têm mais fibras claras ou rápidas do que as pessoas cujos movimentos são mais lentos. Ágeis ginastas, por exemplo, necessitam fibras rápidas para a execução dos giros deslumbrantes e retumbantes, que nos impressionam. Também, destacados corredores de curta distância possuem mais de tais fibras rápidas do que os corredores de longa distância. O exercício produz resultados, mas não pode mudar a proporção de fibras rápidas e lentas — isto é hereditário, um dom.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário